domingo, 18 de setembro de 2016

Parte 1 – Música Contemporânea para Violão em Livros... Graça Alan



 
Há livros em lançamento e outros que já se tornaram essenciais para pesquisa e performance. Vou iniciar focando aqueles que abordam Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887-1959) e seu legado para o violão na música contemporânea.

Heitor Villa-Lobos e Marcos Alan: o discurso musical para o violão de concerto no Brasil.
Autoria: Graça Alan

História, Discurso e Violão – Lançado em maio de 2016, o estudo de Graça Alan é fruto de sua pesquisa de Doutorado. O texto reitera o meio artístico moderno brasileiro para a ascensão do violão como instrumento de concerto, tendo a presença fundamental de Villa-Lobos. Como objeto de  estudo central, a pesquisa trata da aparição do jovem Marcos Alan (1956-1973), violonista de carreira promissora; assumindo uma postura em favor da vanguarda dos anos 70 no cenário violonístico, ele passa a se dedicar à composição nestes termos.

Muito prazer, Marcos Alan – A trajetória desse talentoso músico é apresentada ao lado de sua busca por formas não-tonais de compor – nesse sentido, o repertório violonístico de Villa-Lobos foi seu ponto de partida, deixando-se levar  pela criação de vanguarda. Ao mesmo tempo, Alan empregou meios contrapontísticos, estudando e transcrevendo obras de Bach, aprofundando-se também em música dodecafônica, serial e eletrônica. No percurso, a presença de nomes como Jodacil Damaceno, Turíbio Santos, Abel Carlevaro e Guido Santórsola, observados  em material de correspondência, textos e depoimentos, organizados de forma envolvente pela autora.

Primera página de Cronomias I de Abel Carlevaro, manuscrito autógrafo: "Para Marcos Alan, e seus êxitos legítimos". Alan incluiu Cronomias en seu repertoório. Fonte: Acervo Marcos Alan por Graça Alan. Além disso, o Estudo n.2, de Carlevaro, de uma serie em homenagem a Villa-Lobos, é dedicado a Marcos Alan: Carlevaro ficou impressionado quando Alan a tocou de primeira vista, durante o Seminário Palestrina
    

.

Escrita e poética – Ao final, uma análise comparada traz a hipótese do trabalho: a ressonância de Villa-Lobos em obras de Marcos Alan selecionadas pela autora. A escrita musical, o suporte da partitura, recebe um papel de protagonista no estudo, visto que é a partitura quem dá as condições iniciais para se perpetuar uma obra; a escrita é o vestígio, em potencial, para as análises das suas poéticas.

Graça Alan – por ser irmã de Marcos e violonista, a autora potencializa o trabalho de apresentar essa intensa trajetória musical da qual foi forte testemunha, mas com a devida neutralidade de um trabalho acadêmico, proporcionando uma narrativa imperturbável, com sutileza e dignidade.


Mais:

O livro:


















Editora: Autografia

vídeos
PowerPoint com fotos e áudio de Marcos Alan 

Violonista Cyro Delvizio toca Fuguetta de Marcos Alan

áudio - programa de rádio
Violão com Fabio Zanon programa n.º 160

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.